segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

A Primeira Opção do local...

(Nota: a seguinte carta foi traduzida do gaélico com algumas liberdades do tradutor (as notas de tradução estão em itálico) para a perfeita compreensão do leitor brasileiro.)


A/C: Sr Presidente Duncan Dugal e aos ilustríssimos membros da Orda Pagã dos Degladiadores Barbudos e Ébrios da Gália Setentrional.
Assunto: Concessão do Castelo Rockingham para as festividades de Solstício.


Caríssimos amigos,


Como todos sabem, o casamento é um momento único.

Tá certo que existem pessoas que repetem vezes sem conta a dose, mas aposto com vocês que até mesmo eles esperam que seja um momento único e, se possível, o definitivo.

(NT: Após este período havia um trecho recheado de dialetos arcaicos conhecidos apenas por membros do grupo de pesquisa em "Gírias e Dialetos dos Bárbaros e Berserkes da Gália", da Sociedade Etimóloga Britânica, como o Sr Sílvio, e alguns matusaléns da OPDBEGS, o qual resolvi suprimir. Simplesmente por achá-lo desnecessário para a compreensão do todo e por me acreditar incapaz de traduzi-lo à altura oficialmente. Mas em todo caso, arrisco-me a uma tradução livre e não oficial, apenas para o deleite do leitor, que seria algo do tipo: "Pruquê, encontrar muié sem bigode era F* na Gália, quando encontrava ninguém queria largá").

Por isso, tudo tem que estar nos conformes. Decoração, roupas, convites etc. E tudo isso só acontece com muito planejamento.

(NT: A palavra "planejamento" empregado aqui, no original estava adaptada ao se destinatário e soava como algo do tipo: "dor de cabeça" e "queimação de moringa", preferi alterá-lo por motivos óbvios)

Muita gente arregalou os olhos quando, no dia 28 de julho de 2006, anunciamos o nosso tão esperado matrimônio; só que para daqui a um ano (27 de outubro de 2007, não esqueçam). "Nossa!!!, mas falta muito tempo", disseram alguns, "aaaaahhhhhhhhh não, comigo não é assim, tem que ser pá pum, noivou casou", disseram outros. Não os culpo, eles têm razão... se considerarmos apenas o tempo deles.

(NT: Novamente precisei adaptar certas palavras intraduzíveis para o português, como na passagem "Não os culpo, eles têm razão... se considerarmos apenas o tempo delas". Que no original soaria: "Iaaaaaaahhhh, que que ele têm a ver com isso?, uai nóis é que sabe a hora, sô")

Afinal de contas o tempo é diferente para cada um. Einstein já dizia isso.

(NT: Aqui o autor citou um tal de Marcello Miranda (MyPadrinho), como não encontrei referencia a este teórico sobre o tema Tempo... apenas em temas como topologia, magia, teologia, música, cinema, pintura, escultura, política e diversas outras esferas do saber... resolvi usar o nome de Einstein, que era uma escolha reconhecível por causa da sua Teoria da Relatividade... apesar de ser plagiada do senhor Henry McIllan)

No nosso caso, precisávamos desse tempo para fazermos tudo certo, ajeitando a nossa vida, sem atropelos, ou stress. É óbvio que houve e sempre haverá imprevistos, mas quando você planeja as coisas o imprevisto não é tudo, é apenas aquilo que não se viu.

(NT: no original foi usado um termo que não encontrei em nenhum lugar: "MURPHinismo" para designar "imprevisto", o que aferi por dedução. Mas estou pesquisando)

Por isso, estou a remeter-lhes esta missiva em resposta à correspondência, embalada de forma tão "peculiar", ...

(NT: fiquei com receio de transcrever os adjetivos feitos à carta e ficar um parágrafo inteiro cheio de asteríscos... acho que resolvi bem)

... enviada a nós pela mui respeitosa Orda Pagã dos Degladiadores Barbudos e Ébrios da Gália Setentrional, ...

(NT: aqui desconfiei que se tratava da OPDBEGS, apesar dos termos empregados de forma depreciativa )

... em que figura a sua inquietação perante a possibilidade de escolhermos a nossa propriedade de inverno no condado de Northamptom, o Castelo Rockingham, como local de nosso matrimônio. Questionamento nada mais lógico, já que tradicionalmente cedemos o local na mesma data, 27 de outubro (dia de nosso enlace matrimonial), durante os últimos dez anos para o Festival de Inverno desta conceituada instituição... isso até a posse da nova diretoria e o "festival" do ano passado realizado por ela.

(NT: agora a coisa fica feia)

Talvez fosse interessante relembrar o que foi dito e planejado por nós para aquela ocasião. Foi acertado que:

  • seria para poucas pessoas, trinta no máximo;
  • não haveria bebidas e tampouco execuções;
  • nada de armas brancas e orgias a céu aberto; e
  • nada de sodomias nas muralhas, ou execrações públicas aos moradores do entorno.
E o que de imprevisto aconteceu?

Vocês não cumpriram o acordo. Como sei? Tive meus informantes. Veja o vídeo VHS em anexo.

(NT: bem... eu reescrevi tudo, mas mantendo o sentido... e reproduzimos o vídeo abaixo. Cortamos é claro algumas partes, como o sexo ao ar livre e as sodomias às vacas holandesas... sim... aquelas dos filmes pornôs)




Preciso dizer mais alguma coisa? Espero que não.

Vamos às suas respostas. Iremos nos casar na Igreja Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, devido à toda história que este lugar tem para com a nossa família. E não, não iremos ceder o Castelo Rockingham para o seu evento infame, iremos cedê-lo sim para um Encontro Mundial de Bordadeiras Cegas do Afeganistão.

E se não gostou, vai praquele lugar.

(NT: juro que tentei mudar, mas não consegui... e até mesmo porque acho que os caras mereciam mesmo)


Cordialmente,


Os Noivos